Laboratório de Eletrônica
Introdução:
O circuito retificador é assim chamado pois utiliza-se de diodos para resultar em uma saída unipolar para a carga. Um sinal senoidal, portanto, contendo ciclos positivos e negativos de tensão, é retificado de forma a fornecer apenas ciclos positivos para a carga. O circuito do qual iremos analisar, trata-se de um retificador de onda completa no qual temos um capacitor em paralelo com a carga, para que se consiga manter a tensão na carga próximo ao valor de pico por mais tempo. Quando a tensão do sinal cai, o capacitor começa a se descarregar, de modo que a tensão nos terminais da carga é superior à tensão vinda da fonte. O diodo retificador entra em corte, até que a tensão vinda da fonte supere novamente a tensão no capacitor. Quanto maior a constante RC, maior o tempo de queda da tensão do capacitor, e por conseguinte a tensão na carga é mantida bem próxima do valor de pico da tensão vinda da fonte.
Objetivo:
Verificar experimentalmente as características elétricas dos retificadores do onda completa, utilizando cargas resistivas e capacitivas, afim de verificar seu comportamento em diferentes situações.
Materiais:
Transformador com relação de transformação de 0,1
Dois diodos (...)
Um capacitor de 470uF
Uma carga de 1Kohm
Uma fonte 127V / 60hz
Experimento:
Será ligado um circuito retificador de onda completa, utilizando o capacitor como filtro, afim de calcular a tensão de ripple, a tensão na carga e o valor de pico na entrada do circuito.
1° Teste:
Será medido o valor de pico na entrada do circuito, o valor DC na saída do circuito e a tensão se ripple.
Valor DC obtido na saída do circuito: 17.082Vdc
Gráficos obtidos no osciloscópio
Osciloscópio XSC1, nele foi obtido o gráfico da tensão de ripple junto com a resultando DC do circuito na carga.
Osciloscópio XSC2, nele foi obtido o gráfico do valor AC na entrada do circuito.
2° Teste:
Será reduzido o valor da