Retificação onda completa
RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS
Marcos Portnoi
Sumário
Objetivos *
Introdução *
Parte Experimental * Material Utilizado * Procedimento * Discussão *
Comentários Finais *
Referências Bibliográficas * Objetivos Este relatório pretende descrever experimentos realizados com um circuito denominado retificador de onda completa com capacitor de filtro. Consiste em uma fonte de sinal senoidal acoplada a uma ponte de diodos, e em paralelo com um resistor de carga e um capacitor.
Introdução
O circuito retificador é assim chamado pois utiliza-se de diodos para resultar em uma saída unipolar para a carga. Um sinal senoidal, portanto, contendo ciclos positivos e negativos de tensão, é retificado de forma a fornecer apenas ciclos positivos para a carga. O circuito retificador mais básico está representado na Figura 1.
Figura 1: Retificador de meia-onda Este circuito permite a passagem dos ciclos positivos de tensão (quando o diodo está em condução), e bloqueia a passagem dos ciclos negativos (quando o diodo está em corte). Isso resulta num formato de onda pulsante, somente com os semiciclos positivos senoidais na carga, conforme a Figura 2. Devido ao formato desta onda, ou seja, devido à perda dos semiciclos negativos do sinal de entrada, o circuito é denominado retificador de meia-onda.
Figura 2: Forma de onda de saída do circuito retificador meia-onda
Usando-se de uma ponte de diodos, pode-se retificar também os semiciclos negativos, resultando num sinal na carga pulsante com o dobro da freqüência do sinal de entrada. Verificar as Figuras 3 e 4.
Figura 3: Retificador de onda completa
Figura 4: Forma de onda na saída do retificador de meia-onda
Usando-se um capacitor em paralelo com a carga, tem-se o efeito de manter a tensão na carga próximo ao valor de pico por mais tempo. Quando a tensão do sinal cai, o capacitor começa a se descarregar, de modo que a tensão nos terminais