Pensamento e linguagem
Trabalho para avaliação parcial na disciplina:
Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano.
Do Curso de: Pedagogia 1-B
Professor: Carlos Fuzer
Universidade Cruzeiro do Sul
Campus: São Miguel
São Paulo – 2011
Nas concepções de Piaget e Vygotsky as formas de desenvolvimento da palavra não continuam imutáveis.
Para Piaget a linguagem é uma função do pensamento e para Vygotsky a palavra e os pensamentos se relacionam (entrelaçam) na atividade de compreensão e comunicação entre as relações sociais.
No decorrer do desenvolvimento perceptivo e motor a criança começa lentamente a diferenciar os objetos do seu meio. Começam a gravar as primeiras imagens no consciente para assim ter o desenvolvimento das funções simbólicas.
Desenvolvimento conforme Piaget
A partir do momento em que a criança desenvolve a função simbólica a visão de mundo reorganiza-se para um novo plano representativo.
Empregando a imagem mental, um símbolo, ela é capaz de lembrar fatos, objetos, pessoas e acontecimentos, isso é importante porque gradualmente, não de imediato, ela passa a utilizar as palavras em toda a sua complexidade lógica, de forma imitativa, simbólica e pré-conceitual.
Os esquemas verbais de acordo com Piaget são as primeiras palavras da criança, geralmente são onomatopeias (por exemplo: brumbrum, toc-toc, tic-tac) ou tem caráter imitativo.
Segundo Piaget, essas características são indicadores do pensamento dominante nesse período, ela junta vários acontecimentos e objetos numa mesma classificação independentemente de sua relação lógica entre eles, aspectos particulares são formados por um todo e situações relevantes são negligenciadas.
Com a apropriação dos primeiros esquemas verbais ela passa a formar palavras-frases, frases de duas palavras até conseguir fazer frases completas.
A criança passa para a construção de representações verbais, reconstruindo acontecimentos não mais imediatos, essa construção das primeiras