Circuitos Retificadores
Retificação é o nome dado ao processo de transformação de corrente alternada em corrente contínua. A retificação é utilizada nos equipamentos eletrônicos com a finalidade de permitir que equipamentos de corrente contínua sejam alimentados a partir da rede elétrica CA. A retificação de meia onda é um processo de transformação de CA em CC, que permite o aproveitamento de apenas um semiciclo da tensão de entrada na carga.
O circuito retificador de meia onda com diodo é empregado em equipamentos que não exigem uma tensão contínua pura, como por exemplo, os carregadores de bateria.
Retificação de Meia Onda com Diodo Semicondutor
As características de condução e bloqueio do diodo semicondutor podem ser utilizadas para obter uma retificação de meia onda a partir da corrente alternada da rede elétrica domiciliar. A forma de tensão encontrada na carga é denominada de tensão contínua pulsante. Contínua porque a corrente, quando flui, flui sempre no mesmo sentido, o que é uma característica da tensão contínua e pulsante porque a circulação de corrente ocorre em forma de pulsos. A figura abaixo mostra a configuração de um circuito retificador de meia onda com diodo.
Retificação de Meia Onda com Tensão de Saída Negativa
Dependendo da forma com que o diodo está colocado no circuito retificador, pode-se obter uma tensão CC positiva ou negativa em relação ao terra.
Figura : Retificação de Meia Onda com Tensão de Saída Positiva.
Retificação de Onda Completa Center Tape
A retificação de onda completa center-tape entrega a carga dois semiciclos de tensão para cada ciclo da tensão de entrada, sendo assim a tensão na carga é uma média dos valores fornecidos pelos pulsos da tensão.
Retificação de Onda Completa em Ponte
A retificação de meia onda tem algumas desvantagens:
Ela aproveita apenas um dos semiciclos da corrente, isto significa baixo