ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO
Brasília – DF
2012
A escola hoje, sendo um dos maiores instrumentos sociais, vem sendo desafiada diariamente em mediar o ensino escolar com a realidade social do aluno, ou seja, seus problemas e necessidades sociais.
Dentro dessa realidade, a inserção do Serviço Social na educação contribuíra na garantia da democratização do acesso do cidadão a educação, na qualidade de ensino, no desenvolvimento cultural do individuo e no fortalecimento do convívio familiar. Cabe ao assistente social não só diagnosticar, mas propor alternativas para as problemáticas sociais vividas por muitas crianças. Dentre essas problemáticas destacamos a evasão escolar que se caracteriza hoje como um grande nó a ser desfeito pelos profissionais que atuam na escola, o baixo rendimento escolar, o desinteresse pelo aprendizado, insubordinação a qualquer limite ou regra escolar, vulnerabilidade as drogas, atitudes e comportamentos agressivos e violentos e etc.
Um dos primeiros e maiores desafios do Assistente Social e o de ter a oportunidade de construir uma prática de qualidade no meio educacional em favor da igualdade e da justiça. Outro grande desafio é o de criar uma intervenção qualificada, que tenha como um dos princípios éticos fundamentais o posicionamento em favor da equidade e justiça social, assegurando a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais. O Serviço Social na educação configura-se ainda como um desafio a ser transposto, cabendo ao profissional se desdobrar no exercício de suas habilidades e competências buscando o fortalecimento de uma gestão democrática dentro da escola e ainda estimulando a comunidade escolar a participar