Assistente social na educação
O presente trabalho concerne à importância da Inserção do Assistente Social na Escola Regular Pública, mais especificamente na Unidade Escolar Anísio de Abreu. O trabalho foi elaborado de forma lógica e cronológica partindo do pressuposto de abordar a historia da educação brasileira até os dias atuais, e também a importância do Assistente social para a equipe de profissionais da Unidade Escolar Anísio de Abreu. Nessa perspectiva temos alunos que desconhecem direitos de cidadania passando assim ser meros coadjuvantes e não protagonistas de sua própria vida escolar, o estudo tem como finalidade abranger alunos da escola pública para um melhor entendimento de seus direitos e deveres dentro da escola, valorizando o aluno, diminuindo a evasão escolar, interesse por atividades que tirem a atenção dos alunos das vulnerabilidades sociais.
O fazer profissional de serviço social abrange as situações diversas na base educacional, a necessidade de trabalhar com crianças e adolescentes, suas famílias, trabalhar na educação teria como objetivo solucionar problemas como: baixo rendimento escolar; evasão escolar; desinteresse pelo aprendizado; problemas com disciplina; vulnerabilidade as drogas; atitudes e comportamentos agressivos e violentos; favorecer a relação família-escola-comunidade ampliando o espaço de participação destas na escola e a mesma no processo educativo.
O assistente social é um ator importante na vida escolar dos alunos e da instituição de ensino os motivos que nos levam à abordagem da pesquisa no campo educacional estão relacionados com a idéia de autonomia, ética, comprometimento, competência e autoridade por parte do profissional da educação. O profissional de serviço social terá possibilidades de ampliar a sua visão e a dos alunos, a respeito de cidadania, quando ele tiver noções claras a respeito do que seja cidadania.
A busca constante de informações e inquietações a respeito das mesmas propiciará um caminhar na efetivação da cidadania.