Queda livre
Lançamento Vertical - Queda Livre
ACADEMICOS : RA: 0149.02.12
PROFESSOR: Marco Rubim TURMA: 2º Semestre
MARINGÁ-PR
27 DE MARÇO 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..........................................................................3
2 OBJETIVO.................................................................................3
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL........................................4
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES..............................................5
5 TABELAS..................................................................................6
6 CONCLUSÃO............................................................................9
7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................9
1 – INTRODUÇÃO
O estudo de queda livre vem desde 300 a.C. com o filósofo grego Aristóteles. Esse afirmava que se duas pedras, uma mais pesada do que a outra, fossem abandonadas da mesma altura, a mais pesada atingiria o solo mais rapidamente. A afirmação de Aristóteles foi aceita como verdadeira durante vários séculos. Somente por volta do século XVII que um físico italiano chamado Galileu Galilei contestou essa afirmação.
Considerado o pai da experimentação, Galileu acreditava que só se podia fazer afirmações referentes aos comportamentos da natureza mediante a realização de experimentos. Ao realizar um experimento bem simples Galileu percebeu que a afirmação de Aristóteles não se verificava na prática. O que ele fez foi abandonar, da mesma altura, duas esferas de pesos diferentes, e acabou por comprovar que ambas atingiam o solo no mesmo instante.
Após a realização de outros experimentos de queda de corpos, Galileu percebeu que os corpos atingiam o solo em diferentes instantes. Observando o fato dessa diferença de instantes de tempo de queda, ele lançou a hipótese de que o ar tinha a ação retardadora do movimento. Anos mais tarde foi comprovada