Queda livre
Dois atletas com pesos diferentes, em queda livre, experimentam ou não a mesma aceleração?
Introdução:
Esta experiência consiste em libertar duas esferas de metal com diferentes massas de uma determinada altura e medir o tempo que elas demoram a atingir um ponto base predefinido e sempre fixo. Um dos objectivos é encontrar o valor de g (aceleração da gravidade) para o local da experiência e fazer uma analogia ao seu valor convencional de 9,8 ms-2.
Objectivos:
* Distinguir força, velocidade e aceleração; * Reconhecer que, numa queda livre, corpos com massas diferentes experimentam a mesma aceleração; * Explicar que os efeitos de resistência do ar ou de impulsão podem originar acelerações de queda diferentes; * Determinar, a partir das medições efectuadas, o valor da aceleração da gravidade e compará-lo com o valor tabelado; * Determinar, a partir das medições efectuadas o valor da velocidade imediatamente antes de atingir o solo; * Determinar o tempo de queda do corpo.
Material Necessário: * Cronómetro digital de terminal “fone”; * Adaptador de queda livre com esferas metálicas; * Tripé com varão de suporte; * Fita métrica.
Procedimento:
1. Fixa-se o mecanismo libertador do adaptador a um varão de suporte, fixo num tripé, a uma altura (h) a cerca de 2m do solo; 2. Coloca-se uma das esferas no referido mecanismo, fixando-a apertando levemente o parafuso; 3. Coloca-se o tapete receptor dentro de uma caixa baixa, no solo, na vertical da esfera; 4. Mede-se, com a fita métrica, a distância do centro da esfera à base do tapete receptor; 5. Conecta-se o terminal “fone” do adaptador ao cronómetro; 6. Liga-se o medidor em ON e coloca-se no modo GATE e