Queda Livre
LABORATÓRIO DE MECANICA CLASSICA
EXPERIÊNCIA COM QUEDA LIVRE
TURMA 7:
como um dos pré-requisitos para a conclusão da disciplina Laboratório de Mecânica Clássica
Sumário
1.0 - OBJETIVOS
O experimento realizado no laboratório de mecânica clássica trata de queda livre, corpos que estão sujeito apenas a aceleração da gravidade.
O objetivo principal do presente trabalho é calcular a aceleração da gravidade na Cidade de Pau dos Ferros, entretanto mostraremos também como aplicar a teoria de regressão linear para chegar ao resultado desejado. Como os corpos em queda livre não são representados por uma equação linear, mostraremos as adaptações necessárias para seja possível calcular a aceleração (transformando em uma equação linear), levamos em consideração apenas a atuação de uma única forçar, a força gravitacional.
2.0 – Introdução teórica
Em muitas situações durante um experimento precisamos fazer adaptações no método usado até chegarmos a algum resultado, e no experimento cujo objetivo é calcular a aceleração da gravidade foi realizada uma adaptação na forma como usamos a teoria de erros e desvios, isso foi necessário para que conseguíssemos usar a regressão linear. O experimento mostra como se comporta os corpos que estão sujeitos apenas aceleração da gravidade, desprezando as forças externas, e iniciam seu movimento partindo do repouso. Incluído nesse estudo encontra-se a explicação da razão pela qual a aceleração da gravidade varia de uma região para outra na superfície da terra. Para que fosse possível encontrar a aceleração dos corpos que estão sujeitos a aceleração da gravidade da terra, fizemos algumas consideração e como isso foi possível usar a regressão linear. A gravidade é uma força de atração que existe em todas as partículas