Contabilidade
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa II, do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito para avaliação.
Orientador:
IÚNA
2013
1 – PROBLEMA
No âmbito de um Batalhão, assim como, de qualquer setor da Administração Pública, o Controle Interno deve ser o mais abrangente possível.
Trata-se de diversos recursos, como, estoques de materiais de consumo, estoques de materiais de limpeza, estoques de materiais permanentes, entre outros, como controle de abastecimento e manutenção de frota.
Neste sentido, surge o controle interno como meio de se garantir a execução dos serviços com maior competência e eficácia permitindo ao administrador um cuidado maior com o bem público.
A partir daí, torna-se indispensável à administração, a utilização de métodos que possam assegurar o patrimônio contra quaisquer desvios. Caso contrário, será rotineira a apresentação de falhas no sistema, a emissão constante de recomendações e até mesmo, desvios de conduta dos administradores.
Demonstrar a importância do Controle Interno para a preservação do patrimônio na Administração Pública do 14º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo irá responder a pergunta: “De que maneira a utilização do Controle Interno pode auxiliar o gestor a distribuir seus recursos patrimoniais de forma eficiente?”.
2 – JUSTIFICATIVA
A escolha do tema se deve ao fato da precariedade de controle interno de patrimônio dentro da Polícia Militar. Atualmente está acontecendo um processo de regularização do patrimônio, possibilitando um melhor gerenciamento dos recursos disponíveis.
3 – OBJETIVO
Descobrir a maneira mais eficiente para a distribuição dos recursos patrimoniais através do controle interno, assim