Queda Livre
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Física I Prof. Cleânio da Luz Lima
QUEDA LIVRE
Ana Yara do Nascimento Teixeira
Elaynne Fernanda Teles Mendes
Francisca Itaynara de Souza Araújo
Igor Leonam Pinheiro Néri
Teresina ,Abril de 2013
1. RESUMO
Relatório da segunda aula prática de Física 1, realizada no Laboratório de Física, com a orientação do Profº Cleânio da Luz Lima. Curso de Graduação em Engenharia Civil na Faculdade Camillo Filho, esta prática tem como tema Queda Livre, e que possuem importância indispensável, os objetivos desta prática é realizar experimentos que envolvam a mensuração do tempo e respectivamente aceleração durante a Queda Livre de um objeto, através de Vídeos, onde são dispostos em um programa, em que estas variáveis são encontradas. Observando-se a relevância desses experimentos em atividades voltadas para a Engenharia Civil.
2. Introdução Denomina-se queda livre o movimento de subida ou descida que os corpos realizam no vácuo ou quando desprezamos a resistência do ar. Quando lançamos um corpo verticalmente para cima notamos que ele sobe até uma certa altura e depois cai porque é atraído pela Terra, o mesmo acontece quando largamos um corpo de determinada altura. Os corpos são atraídos pela Terra porque em torno dela há uma região chamada campo gravitacional exercendo atração sobre eles. Se não houvesse a resistência do ar, todos os corpos, de qualquer peso ou forma, abandonados da mesma altura, nas proximidades da superfície da Terra, levariam o mesmo tempo para atingir o solo. O movimento de queda livre é uniformemente acelerado.
Funções do Movimento de Queda Livre No movimento de queda livre, a trajetória é retilínea e a aceleração constante, a aceleração da gravidade, cujo valor é aproximadamente g=9,8 m/s2 . Trata-se portanto de um movimento retilíneo