Queda livre
Relatório de Física e Química: Queda livre
Fundamentação teórica:
Chama-se queda livre ao movimento de um corpo em direcção a terra apenas sujeito a atracão gravítica desprezando a resistência do ar.
A aceleração de um corpo devido a sua interacção gravítica (terrestre ou não) tem sempre a direcção da vertical do lugar e o sentido e sempre atractivo.
As duas leis que traduzem a queda livre de um corpo são:
Lei das Velocidades: v = g x t
Lei do Movimento: y = 12 x g x t2
A aceleração gravítica da terra e’ aproximadamente 9,81m/s2. A aceleração na Terra varia minimamente, devido a, principalmente, diferentes altitudes, variações na latitude e distribuição de massas do planeta.
Se um corpo esta em queda livre e parte com uma velocidade inicial de 0m/s2 esse corpo ira a cair com um movimento rectilíneo uniformemente acelerado (MRUA), num determinado lugar esta aceleração será igual para todos os corpos independentemente da sua massa.
Objectivo:
1. Calcular a aceleração gravítica de dois corpos de massa diferente 2. Comparar a aceleração obtida nos dois corpos e ver se e’ igual ou diferente 3. Comparar os valores obtidos experimentalmente com o valor tabelado
Material: fita métrica, digitimetro, suporte universal, fios de ligação, fio de pesca, sensor de movimento, Garras, pequeno objecto e representar um atleta, clip.
Procedimento experimental: 1) Mediu-se com uma fita métrica a distancia a parte de cima do primeiro sensor de movimento a parte de cima do segundo sensor. (esta acção foi realizada por cada um dos membros do grupo e depois foram registrados os resultados de cada um dos membros) 2) Colocou-se no topo do suporte o objecto a representar o atleta, colocou-se o digitimetro a zero e largamos o abjecto (esta acção foi realizada por cada um dos membros do grupo e depois foram registrados os resultados de cada um dos membros) 3) Realizou-se a mesma operação anterior só que