Os impactos ambientais que os agrotóxicos causam no meio ambiente
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
KARLA REGINA MORAIS OLIVEIRA
OS IMPACTOS AMBIENTAIS QUE OS AGROTÓXICOS CAUSAM NO MEIO AMBIENTE
JATAÍ/GO
2011
KARLA REGINA MORAIS OLIVEIRA
OS IMPACTOS AMBIENTAIS QUE OS AGROTÓXICOS CAUSAM NO MEIO AMBIENTE
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Elaboração e análise de projetos de conservação e proteção ambiental.
Prof. Ewerton de Oliveira Pires
Prof. Heloísa de Camargo Tozato
JATAÍ/GO
2011
INTRODUÇÃO
O homem não deve agir como se fosse o dono, explorador do planeta, pois o ar que está fora é o mesmo que está dentro de nós. Do solo extraímos os nossos alimentos tudo que há nele é importante para todo ser vivo. Sabemos que num corpo saudável os agentes patogênicos poucos se manifestam, assim plantas que crescem em solo e ambientes sadios terão menos doenças.
Na atividade agropecuária, a produção e o consumo de agrotóxicos mediante o avanço permanente da genética e da biotecnologia, atendem o caráter decrescente do valor de uso, portanto a lógica social do capital alterando substancialmente hábitos (metabolismo orgânico dos indivíduos), provocando uma enormidade de prejuízos ao meio ambiente e, indiretamente reduzindo o ciclo-produtivo dos cultivos do próprio solo. A resistência das “pragas” e paralelamente o desenvolvimento de novos pesticidas com o intuito de assegurar a eficiência necessária á manutenção do processo produtivo é a expressão concreta dessa lógica.
É preocupante, pois quem é responsável pelo uso de agrotóxicos muitas vezes não está devidamente alertado sobre os malefícios do mesmo, assim quando é feita a simples recomendação de adubação para o cultivo de algumas culturas, pode desencadear o sistema de poluição ambiental.
A partir dessa exposição faremos uma pequena discussão sobre a modernização da agricultura no cenário em questão