Agrotóxicos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TEMA: IDENTIFICAR A INTERFERÊNCIA DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE AMBIENTAL
PROFESSOR: MARCIEL
ALUNA: CARMEN APARECIDA CAETANO
2014
OBJETIVO
Dentre os vários impactos da cadeia produtiva do agronegócio, os de maior relevância para a saúde e ambiente são as poluições e intoxicações agudas e crônicas relacionadas aos agrotóxicos. Neste trabalho irei relacionar alguns itens de maior relevância para o meio ambiente.
INDICE
1-DEFINIÇÃO AGROTÓXICOS
2-MALEFÍCIOS DO AGROTOXICO NO MEIO AMBIENTE
3- MALEFÍCIOS DO AGROTÓXICO NA SAÚDE HUMANA
4- CONCLUSÃO
5- REFERÊNCIAS
DEFINIÇÃO
Os agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos. Podem ainda ser tóxicos os solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc. Eles causam muitos problemas tanto para o meio ambiente, quanto para os seres humanos quanto para os animais.
Existem cerca de 15.000 formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8.000 encontram-se licenciadas no Brasil, que é um dos cinco maiores consumidores de agrotóxicos no mundo. Alguns agricultores ainda não conhecem o perigo que o agrotóxico representa para a sua saúde e para o meio ambiente.
Desde a Revolução Verde, na década de 1950, o processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas mudanças, com a inserção de novas tecnologias, visando a produção extensiva de commodities agrícolas. Estas tecnologias envolvem, quase em sua maioria, o uso extensivo de agrotóxicos, com a finalidade de controlar doenças e aumentar a produtividade. Os agrotóxicos podem ser divididos em duas categorias:
1. Agrícolas, destinados ao uso nos setores de produção,