Motivação e desmotivação dos funcionários no setor privado.
Karina Andrade Tasca
Nathalia da Cunha Ramires
RESUMO
Este paper mostra que a liderança tem papel fundamental nas organizações, principalmente quando se trata de motivação, incentivo e estímulos aos funcionários. As organizações buscam diferentes formas de estímulos para que tenham funcionários motivados, já que com esse objetivo alcançado, têm-se profissionais unidos, felizes e cada vez mais empenhados com a empresa, e assim, trazendo bons resultados. É preciso muito estudo e cuidado ao lidar com os subordinados, pois cada pessoa tem uma forma diferente de análise e de motivação, variando conforme suas necessidades.
Palavras-Chave: funcionários, motivação, organização.
São Caetano do Sul
2011
1. INTRODUÇÃO
Este estudo tem por objetivo identificar as causas da desmotivação no ambiente de trabalho de empresas do setor privado, que em sua maioria são causadas por falta de estímulo, tarefas repetitivas, resultando em profissionais altamente estressados e desmotivados, que além de interferir na execução de suas tarefas, podem desencadear problemas de saúde e de vida pessoal. Serão examinadas as principais causas dos funcionários se sentirem desmotivados e o papel dos gestores em relação aos seus subordinados.
2. DEFINIÇÃO DE MOTIVAÇÃO
Segundo Maximiano (2004, p. 275), a palavra motivação é usada com diferentes significados. Pode-se falar em motivação para estudar, ganhar dinheiro, viajar e até mesmo para não fazer nada. A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for.
Atualmente o tema motivação tem sido muito estudado, pois percebeu-se sua importância dentro das organizações e que, principalmente, tem um custo baixo ou nulo.
Porém, a motivação é específica, uma pessoa motivada para estudar pode não ter a mesma motivação para trabalhar, e vice versa. Não existe