Polui O Dos Solos Por Uso De Agrot Xico
Agrotóxicos São produtos utilizados na agricultura para controlar insetos, doenças, ou plantas daninhas que causam danos às plantações.
São divididos em três grupos:
Inseticidas: Destinados ao controle de insetos, ácaros, nematóides e moluscos.
Fungicidas: Usados no controle de doenças causadas por fungos, bactérias e vírus.
Herbicidas: Destinados ao controle de plantas daninhas.
Podem poluir também o ar, quando é usado o produto em forma de pó, que se dispersa no vento; E a água, quando se descarta embalagens em rios ou se lava equipamentos neles, ou através da lixiviação.
Uma das mais importantes mudanças que ocorreram na forma e nos meios de produção agrícola foi a utilização de agrotóxicos, produtos estes utilizados para o controle de insetos, doenças e plantas invasoras que prejudicam o desenvolvimento das culturas. No entanto, a intensa aplicação destes insumos nas áreas agrícolas tem ocasionado a contaminação e poluição do solo, da água e do ar, recursos estes indispensáveis para a sobreviv ência humana e animal no Planeta.
Os agrotóxicos são um dos grandes poluentes do solo, provenientes das atividades agrícolas. Os sistemas agrícolas intensivos que usam grandes quantidades de pesticidas e adubos podem causar a acidez do solo pela concentração de metais pesados. O que deixa o solo com grande salinização ou torna as plantas tóxicas pelo excesso de nutrientes e metais pesados, além da adoção da pulverização que prejudica o homem e o solo. Os agrotóxicos se classificam em: fungicida, herbicida e pesticida. Causam um imenso impacto ambiental, pois cada vez mais agricultores estão aumentando as doses aplicadas em suas áreas de cultivo, devido à resistência de alguns insetos-praga que adquiriram resistência contra eles aumentando ainda mais esse impacto.
Com a poluição do solo podem surgir efeitos como a erosão (remoção de material da superfície do solo) e aumento da desertificação (aceleração da evaporação) além de