Agroquimicos e impactos ambientais
Agroquímicos e Impactos Ambientais
Palotina
2013
Trabalho em grupo relacionado aos Agroquímicos e os Impactos Ambientais, Ecologia Agrícola, Agronomia, Setor Palotina, Universidade Federal do Paraná.
Orientador:
Palotina
2013
Introdução
A acelerada degradação dos recursos naturais compromete a qualidade de vida das atuais e futuras gerações, por outro lado, leva a sociedade a buscar modelos alternativos que harmonizem o desenvolvimento econômico com a indispensável proteção do meio ambiente. A crescente preferência dos consumidores por produtos considerados menos agressivos ao meio ambiente impõe um desafio ao setor produtivo, influindo fortemente na competitividade das empresas. Assim, são divididas as atividades agropecuárias em dois blocos: o da produção vegetal e o da produção animal. Na produção vegetal são tratados aspectos ambientais das atividades agrícolas voltadas para a produção de alimentos e exploração econômica de produtos florestais, já na produção animal analisam-se aspectos ambientais relacionados às atividades de bovinocultura, suinocultura, caprino-ovinocultura, piscicultura e outros ramos do manejo animal. Na descrição dos aspectos ambientais negativos da produção vegetal e animal são examinados, em conjunto, os impactos negativos da utilização de algumas técnicas agrícolas e de produtos veterinários.
A inexistência de reserva legal além do comprimento ambiental da propriedade poderá acarretar problemas jurídicos ao proprietário e ao agente financeiro credor, quando o caso, uma vez que este é corresponsável pelo cumprimento da legislação ambiental vigente.
Alguns fatores que podemos classificar como impactos ambientais negativos são as plantas fazerem parte dos ecossistemas e ser um fator decisivo para a conservação do meio ambiente. Método de cultivo