Queda livre, comprovações experimentais
Este trabalho foi elaborado com base em pesquisas em livros de diversos autores a respeito da queda livre. Conforme as pesquisas, foram apresentadas algumas definições, a utilização e a importância do tema para o calculo de um determinado deslocamento do movimento vertical, através do tempo de queda de um objeto qualquer, desde que, observado o menor atrito possível com o ar.
Apresentamos alguns exemplos do tema estudado para descrever com clareza a teoria pesquisada.
2 - TEORIA DE GALILEU
O estudo da Queda livre, foi iniciado primeiramente por Aristóteles, que era um filósofo Grego de 300 a.C. Ele afirmava que se dois objetos fossem abandonados de uma mesma altura, o que possuísse maior massa atingiria o solo primeiro. Por ter grande reputação, esta teoria não foi contestada e foi aceita por muito tempo, não apenas por Aristóteles, mas também por seus seguidores.
Em Meados do Século XVII, o Físico Galileu Galilei, através de um método experimental, conclui que ao abandonarmos 2 objetos de uma mesma altura , desprezando a resistência do ar, sendo que a massa deles são diferentes, ambos chegam ao solo no mesmo instante, ou seja, o tempo de queda dos dois corpos são iguais.
Há uma história em que Galileu subiu no topo da torre de Piza, na Itália, e de lá, fez seus experimentos para saber se os corpos chegam ao mesmo instante no solo. Usando esferas de massas diferentes, as abandonou de cima da Torre, e percebeu que todas caíram no mesmo instante. Concluiu ainda que devido a resistência do ar, o tempo de queda de alguns corpos são maiores que outros, e que no vácuo corpos de diferentes composições, formatos e massas, chegam ao solo juntos e ainda com a mesma velocidade.
3 - MATERIAIS E METODOS
3.1 - Objetivos
A atividade prática teve como objetivos principais os seguintes temas: * Descrever o tipo de movimento. * Descobrir o deslocamento do objeto * Traçar gráficos da posição, velocidade e aceleração em função do