Experimentos Física fundamental
Ação Gravitacional: Aceleração da Gravidade Atuando sobre Corpos.
Introdução O experimento realizado constitui-se em um livro e uma folha de papel que são lançadas ao chão de uma determinada altura, afim de que se verifique o momento de queda de cada um. Podemos chamar tal experimento de quedas iguais e/ou quedas livres, uma vez que o objetivo principal do mesmo, é mostrar que, independentemente da massa dos objetos, eles sempre demoram o mesmo tempo para chegar ao chão, se soltos simultaneamente da mesma altura. Vale ressaltar, que a queda livre ocorre quando o corpo é abandonado no vácuo, ou seja, a ação do ar é desprezada; nesse caso teremos sempre a aceleração da gravidade, e já que os movimentos ocorrem nas proximidades da superfície terrestre essa aceleração será sempre constante.
Teoria A priori a idéia que se tinha, era a que Aristóteles defendia, alegando que dois corpos soltos de uma mesma altura com massas diferentes, chegariam ao solo também em momentos diferentes, o corpo a chegar primeiro seria o mais pesado. Essa idéia que até então era tida como verdadeira veio a ser desmontada quando Galileu Galilei decidiu se aprofundar no assunto.
Galileu foi um dos primeiros cientistas a utilizar o método experimental, onde estudava fenômenos da queda de corpos através de observações, medições e principalmente, experimentos de pensamentos, ou seja, ele observava como, quando e em que situação o fenômeno ocorria, partindo disto surgiu com novas idéias e fundamentou teorias que se contrapuseram as que até então tinham sido estabelecidas. Para ele a queda dos corpos não dependia da massa que possuíam, mas sim da resistência do ar e da altitude do local a qual se encontrava, foi a partir desse pressuposto que ele criou uma nova parte da física que é a queda livre. De acordo com ele, o ar interfere diretamente na queda dos corpos, porém esse