Queda da mortalidade infatil
Registros mais precisos sobre o tamanho da população brasileira vêm sendo feitos desde a realização do primeiro recenseamento, em 1872. No período de 1872-2000, a população aumentou cerca de 10 vezes.
Acompanhe este aumento no gráfico abaixo: ele apresenta os totais da população residente apurados desde o primeiro recenseamento até a última contagem da população total do país.
[pic]
Atualmente o Brasil aparece como o quinto país mais populoso do mundo, ficando atrás da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.
[pic]
As densidades demográficas das cinco Grandes Regiões são bastante heterogêneas.
Confira no gráfico: em 2000, a região Norte era a menos densa, com 3,4 hab./km2; a região Sudeste continuava sendo a mais densa, com 78,2 hab./km2.
[pic]
A velocidade do crescimento da população começou a diminuir na década de 60
Confira no gráfico abaixo as taxas de crescimento da população do período 1872-2000. Observe que a partir da década de 60 a velocidade do crescimento populacional começou a cair, mantendo a queda nos anos seguintes até chegar à taxa mais baixa na década de 90, conforme observado nos resultados do Censo 2000.
[pic]
A população brasileira é eminentemente urbana
O Brasil chegou ao final do século XX como um país urbano: em 2000 a população urbana ultrapassou 2/3 da população total, e atingiu a marca dos 138 milhões de pessoas.
Este é o resultado de um processo iniciado na década de 50 na região Sudeste. A partir de então, este contraste se acentuou e se generalizou pelas cinco grandes regiões do país.
Observe no gráfico abaixo.
[pic]
O gráfico seguinte revela que a Região Sudeste, em 2000, ainda se mantinha na liderança do processo de urbanização.
[pic]
o Composição da população por idade
Até o início dos anos 80, a estrutura etária da população brasileira, revelada pelos Censos Demográficos, vinha mostrando traços bem marcados de uma população