pré projeto
Queimadura é resultado de ações diretas ou indiretas de calor sobre o organismo humano. A queimadura compromete a integridade da pele, e temos que conhecer bem a anatomia humana para definir extensão e a profundidade da queimadura. Queimadura provoca no organismo uma resposta local, é um excelente meio de proliferação de microorganismo. Além de ser um trauma grave dependendo de sua extensão e profundidade pode levar o paciente a morte e causar problemas de ordem psicológica e social-educativa. (VALE, 2005 apud SILVA et al., 2012).1
Quando a pele é destruída na queimadura, esta destruída também a principal barreira contra bactérias, há perda de proteínas, queda de suprimento de o², que favorece e ajuda também na proliferação destes patógenos. A lesão térmica dos vasos faz com que os fármacos como antibióticos e componentes celulares do sistema imune seja dificultada. (PRUITT, 1998 apud MACEDO, SANTOS, 2006).
O índice de queimadura em áreas urbanas é maior, porém, os que ocorrem na área rural, tem piores conseqüências por serem inadequados os cuidados pré hospitalares. Líquidos quentes são quase metade dos casos, existem também os acidentes com chama direta mais freqüentes em idosos, escaldadura em crianças na maioria os acidentes ocorre na cozinha, conseqüência da falta de programas ressaltando a prevenção de tais acidentes. (JUNIOR, SERRA, 1998 apud JARDIM et al.,2009).
O governo deveria investir mais em programas de prevenção a queimaduras, pois é raro encontrarmos qualquer tipo de ação voltada a este termo. A prevenção é importante para todas as idades, principalmente crianças. Os adultos devem saber os meios básicos de prevenção contra acidentes domésticos que causam queimaduras em crianças. Para isso é necessário informação e incentivo do governo. (GATHAS et al., 2011).
A grande importância dada ao atendimento ao paciente na fase aguda é primordial para sua sobrevivência, pois a equipe agindo de forma interdisciplinar no