Funcionamento da geladeira
O funcionamento básico da geladeira parte do princípio de utilizar a evaporação de um líquido para absorver calor. Para isso, utiliza um líquido que só evapora com temperaturas mais baixas, criando assim ambientes mais frescos no interior da geladeira. A maior parte das geladeira utiliza a amônia pura como líquido para refrigerar, uma vez que este evapora apenas a 32º C.
Assim, a geladeira é composta por um compressor, vários tubos que servem para o calor circular, uma serpentina instalada na parte de trás da máquina, uma válvula de expansão, outro conjunto de tubos no interior da máquina para a troca de calor e, claro, o tal líquido refrigerante, que serve para baixar a temperatura no interior.
Assim, o funcionamento padrão de uma geladeira consiste num ciclo vicioso em que, no primeiro passo, o compressor comprimir o líquido refrigerante. Com o aumento de temperatura desse líquido, a serpentina colocada na parte de fora da geladeira serve para que o calor provocado se dissipe. Quando o líquido refrigerante esfriar, começa a fluir pela válvula de expansão e, ao passar da zona de alta pressão para a de baixa pressão, evapora. Enquanto isso, os tubos no interior da geladeira absorvem esse calor, fazendo com que o interior da geladeira esfrie.
2- Qual gás é utilizado nas geladeiras ?
O Freon era o gás ideal para as geladeiras, existem dois tipos mais usados o Freon 12 e o 24, um é usado em geladeiras e freezers, e o outro é usado em aparelhos de ar condicionado.
3- Por Qual razão ambiental o CFC tem sido substituído ?
Os gases CFCs (Clorofluorcarbonos) começaram a ser bastante utilizados a partir de 1930 em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado. Fazem um mal danado ao ozônio da atmosfera e o problema é não se dissipam com facilidade. Ficam infernizando a vida da pobre atmosfera por décadas.
Pesquisas realizadas nos últimos anos em todo o mundo demonstram que a camada de Ozônio está sendo destruída em consequência de