Que é história
Introdução
O texto inicia com uma explicação do autor sobre o seu questionamento em relação a história e sua finalidade. Em seu desenvolvimento é feita a desconstrução de conceitos como o fato histórico e a história definitiva e também são apresentadas críticas ao positivismo do séc. XIX e ao culto dos fatos. O autor também mostra o trabalho de um historiador, seus métodos e concepções.
A história
No desenvolvimento do texto Edward Carr aborda várias concepções sobre o que é a história, tanto para a antiguidade, para o medievalismo, para os positivistas do séc. XIX e para os pós-modernistas, mostra a alteração de seus conceitos e métodos utilizados por algumas escolas.
Pontos importantes :
1- A história consiste de fatos básicos para todos os historiadores e estes são selecionados a partir da priori do historiador. (p. 46-47) 2- Como ciência, a história usa um sistema seletivo de orientações cognitivas para trabalhar com a realidade, assim como foi citado por Talcott Parsons e complementado pelo autor. (p. 47-48) 3- A história tem sido vista pelos historiadores como um quebra-cabeça cheio de lacunas, não só pela falta de documentos, mas também pela pequena quantidade de grupos que a escreveu, como no caso da idade antiga e média. (p. 49) 4- Nesses casos a imagem passada foi pré-selecionada e sabemos apenas o que nos foi mostrado. (p. 49) 5- A falta de documentos também possibilita interpretações da história. (p. 50) 6- Apenas no séc. XIX surge o questionamento sobre o que é a história e uma filosofia sobre a ela. (p. 55) 7- Analisar o passado é uma tarefa feita essencialmente com os olhos do presente fazendo assim com que toda história seja contemporânea para aquele que a escreveu. (p. 56) 8- O passado que o historiador estuda, não é um passado morto e perdido no tempo, de alguma forma ele está ligado ao presente. (p. 57) 9- A história é feita a