Que é consciência moral?
A consciência é inata ao homem, é uma característica natural e essencial da sua condição de homem livre e responsável, qualquer que seja sua cultura e as influências de educação moral e religiosa que recebeu. “Quando os pagãos que não têm lei, fazem por razão natural o que diz a lei (…) eles mostram que o que a lei ordena está escrito nos seus corações, como se atesta a própria consciência e as considerações diferentes que lá em seu interior já os acusam, já os defendem" (Rm 2, 14-15).
É "o juízo sobre a retidão, sobre a moralidade, de nossos atos". "A consciência moral é um juízo da razão, pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto que planeja fazer, está fazendo ou fez" (CEC, 1778).
O juízo da consciência não se limita a enunciar a verdade sobre o ser, mas nos mostra em cada caso o que nós devemos fazer.
"A atividade da consciência moral não só olha o que é bem e o que é mal em universal. O discernimento dela olha, em particular, à ação singular e concreta que