Antonio Lopes de Sá - vida e obras
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBIES.
ANTONIO LOPES DE SÁ: vida e obra.
Limeira-SP
2014
ANTONIO LOPES DE SÁ: vida e obra.
Limeira-SP
2014
VIDA
ANTÔNIO LOPES DE SÁ nasceu em Belo Horizonte, no dia 9 de abril de 1927, e faleceu em 07 de junho de 2010. Filho de família pobre que residia em bairro de periferia, Lopes de Sá ficou órfão de pai aos três anos de idade. Sua mãe, Professora Maria José Taranto Lopes (1907 – 2004), de origem italiana, era professora de artes. Aos seis anos de idade já lia correntemente, fazia as operações aritméticas básicas e guardava de memória, todas as capitais, montanhas e rios de todos os países do mundo.
Estudou no Grupo Escolar Olegário Maciel (1933 – 1936), diplomando-se com nota máxima e cursou o ensino médio no Ginásio Mineiro (1938 – 1941), hoje, Colégio Estadual de Minas Gerais. Ainda nos primeiros anos escolares, com tenra idade, já trabalhava nas oficinas de funilaria de seu tio Lourenço Taranto, como operário, onde, também ajudava seu avô materno Giuseppe Taranto, um modesto, mas, qualificado artesão.
Em 1940, passou a ser auxiliar de escritório da oficina onde entrou como operário, e logo após, em uma fábrica de calçados, ao mesmo tempo em que estudava. Frequentava regularmente as bibliotecas públicas, e estudava em livros emprestados de parentes e amigos.
Iniciou um curso de Engenharia Química Industrial, mas não o concluiu, devido à escassez de recursos financeiros.
Trabalhou em importantes empresas como a Mesbla e a multinacional Standard Oil Company (Esso).
Em 1945, graças a sua vocação para as ciências empresariais venceu dois concursos na empresa Standard, onde trabalhava, sugerindo modificações na organização.
Lopes de Sá ingressou no curso de Contabilidade na Faculdade Brasileira de Comércio, em Belo Horizonte no ano de 1943.
Iniciou sua carreira no magistério mesmo