Senso moral e consciência moral
O nosso senso moral, vem de nossos sentimentos, o que consequentemente leva as nossas ações. Como muitos exmplos citados, vemos que qualquer situação que nos cause, piedade, arrependimento, admiração, raiva, dúvida, desespero, indecisão e entre outros, faz com que define nossas ações em relacão a tal situação.
335 - A consciência moral depende do senso moral, onde decidimos no nosso conciente o que devemos fazer, assumindo e sendo responsavel pelas nossas ações e decisçoes. E onde muitas vezes, decidimos com o apoio de nossos sentimentos, sendo assim, tomamos todas decisões em relação ao nossos sentimentos. Tentando sempre chegar mais próximo a felicidades possível, e mais longe da infelicidade, independente de bom ou mal, ou de bom e mau.
336-Juízo de fato e de valor
Juízo de fato seria algo ou alguém que diz como são e por que são as coisas de FATO, algo que é formado por fatos, e não de opiniões e avaliações, diferente do juízo de valor, o que é simplesmente algo ou alguém que julga ou avalie ou opine algo. Os juízos éticos normativos nos mostram o que devemos fazer para conquistar a felicidade, quais ações são corretas ou incorretas, o que devemos fazer para chegar no bem, sendo que os juízos éticos de valor apenas mostram o que é o bem e o mal, e a felicidade. A diferença entre juízo de fato e de valor: Juízo de valor: interpretações do humanos com relação a natureza . Juízo de fato: acontecimentos naturais que são independentes de humanos, ou qualquer ação provindas deles.
Ética e violência:
A violência é um ato comum entre diferentes sociedades e culturas onde também é comum essas sociedades e culturas buscarem maneiras de minimizarem ou controla - lá podendo conservar seus membros. Mesmo a violência ganhando varias definições por diferentes sociedades, elas são percebidas do mesmo jeito. A violência é um ato de força física onde atinge também o psíquico da pessoa que sofre a agressão.
337- Quando um