Consciencia moral
(capacidade de um individuo avaliar os seus actos e os de outrem, em função de critérios de bem e de mal; espécie de voz interior)
Piaget Kohlberg
(a moralidade desenvolve-se (forma-se através de sucessivas paralelamente à inteligência e adaptações do conhecimento há um progresso que vai da às fases a aprendizagem social) autonomia à heteronomia moral)
PIAGET
1º período --» Sensório Motor. Desde o nascimento até aos 2 anos. Aquisição da locomoção. A criança tem sensações internas de prazer e dor. Capacidade de acompanhar um objecto com o olhar.
2º período --» Pré Operatório ou Estádio Simbólico. Desde os 2 anos até aos 5/6 anos. A comunicação é feita na base de imitação (socialização). A criança vai desenvolver a inteligência representativa.
3º período --» Operações Concretas. Desde os 5/6 anos aos 11/12 anos. A criança tem capacidade de realizar acções mentais, interiorizadas. Desenvolve o sentido de cooperação em grupo. É a fase das operações mentais.
4º período --» Operações Formais. Desde os 11/12 anos ate aos 15/16 anos. O jovem tem capacidade de raciocinar de forma abstracta sobre elementos que não têm representação concreta. Atinge a maneira adulta de pensar.
Piaget defende o Construtivismo – há uma evolução gradual da inteligência em cada um de nós.
A acção é o motor do desenvolvimento cognitivo.
Piaget defende que o desenvolvimento intelectual ocorre através de dois atributos inatos. - organização: transformação de processos simples (ver, tocar) em estruturas mentais superiores. - adaptação: mudança contínua que ocorre no individuo como resultado da sua interacção com o meio.
KOHLBERG
1º nível -» Pré-convencional/pré-moral. as normas sociais sobre o que é bom ou mau são respeitadas considerando-se unicamente as consequências.
2º nível --» Convencional. vive-se identificado com um grupo e procura-se