que foi avogadro
Avogadro criou a Lei: volumes iguais de quaisquer dois gases na mesma temperatura e pressão contêm o mesmo número de partículas.
De acordo com o enunciado acima é possível determinar o número de partículas em uma molécula de qualquer substância gasosa.
O número 6,02 × 1023 é uma constante física fundamental, por isso ficou conhecida como Constante de Avogadro, uma vez que é um número padrão para representar um Mol de quaisquer entidades elementares (átomos, moléculas, íons, elétrons).
Já ficou curioso para saber como Avogadro chegou a este número? Pois bem, ele partiu do número de átomos de carbono: 12 em 12 gramas (0,012 kg) de carbono-12, um valor que se aproxima de 6,02 × 1023.
Conhecendo a Constante de Avogadro e a massa atômica de um elemento é possível calcular a massa em gramas de um único átomo? Sim, para isso acompanhe os exemplos propostos em:
O mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 quilogramas de carbono 12.
Mas o que é carbono 12? 12C é o isótopo do elemento carbono com 6 prótons, 6 nêutrons e 6 elétrons, ele tem um papel muito importante na Química. O Carbono 12 foi escolhido como padrão de referência para a medida das massas atômicas porque é o mais abundante de todos os isótopos do elemento carbono, ocorre na natureza na porcentagem relativa de 98,94%. Outros isótopos do carbono como o 13C e 14C são encontrados em menores quantidades.
Voltemos à pergunta inicial: a relação entre mol e número de Avogadro. O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1. Esta comparação foi estipulada