Constante de avogadro
É uma constante física fundamental, representada pelo símbolo NA (ou L).
Hoje em dia, o Número de Avogadro não é mais chamado de "número", mas sim de Constante de Avogadro, pois o mol é agora reconhecido como sendo a constante universal de medida de quantidade de uma substância. Assim como: o grama é a unidade de medida da grandeza massa, o metro a da grandeza comprimento etc., mol é a unidade SI da grandeza quantidade de matéria.
Em homenagem ao conde Amedeo Avogadro, que foi um advogado e físico italiano um dos primeiros cientistas a distinguir átomos e moléculas.
A constante de Avogadro é reavaliada à medida que novos métodos, mais precisos e exatos, são desenvolvidos. Atualmente, a CODATA recomenda o valor para a constante de Avogadro como sendo:
6,02 × 1023
Este é o melhor valor estimado para esta constante O número de Avogadro é uma constante adimensional (não possui unidade, logo não representa uma grandeza)
O Committee on Data for Science and Technology (CODATA) foi fundado em 1966 como um comitê interdisciplinar do Conselho Internacional de Ciência
A importância dos trabalhos de Avogadro no ramo científico ficou manifestada na Lei de Avogadro, que tratava da quantidade de matéria em gases a diferentes temperaturas. Seria uma forma de expressar uma lei de conservação. Quanto mais assopramos para encher o balão, maior a quantidade de gás (mols) e, conseqüentemente, maior o seu volume. Essa é uma relação direta de proporcionalidade, observada por Avogadro.
"Volumes iguais de todos os gases à mesma temperatura e pressão contém o mesmo número de moléculas"
Na verdade não foi Avogadro quem chegou ao número,ele propôs que todas as substâncias deveriam ter a mesma quantidade de moléculas a uma determinada massa.
Com a definição do mol, surgiu a possibilidade de se chegar a esse