DETERMINA O DA CONSTANTE DE AVOGADRO
CQ050 Físico-Química experimental I
Prof.a Dra. Regina Maria Queiroz de Mello
Bancada 02
Amanda Zanluca
Bianca Hazt
Carla Alessandra Marques
Luiza Castro de Toledo Piza
Maria Helena Niedermaier Anze
Viktor Kalbermatter
Curitiba, 17 de março de 2015
1 INTRODUÇÃO
A constante de Avogadro é uma das mais importantes constantes físico-químicas, fundamental para o entendimento de vários conceitos químicos. A constante de Avogadro é representada pelo símbolo NA (ou L), que corresponde ao número de entidades elementares existentes em um mol da substância considerada. Experimentalmente, esta constante pode ser obtida através de métodos como eletrólise, emissões radioativas, raios X, entre outros.
Através da eletrólise e de alguns conceitos como corrente elétrica, carga do elétron e massa molar, podemos determinar a constante de Avogadro experimentalmente. O físico americano Robert Millikan realizou um experimento onde foi possível a obtenção da carga de um elétron, em 1910. Michael Faraday, já havia determinado a carga de um mol de elétrons, que ficou conhecida como constante de Faraday. Aliando esses conceitos e medições obtidos nesses experimentos, é possível a determinação da constante de Avogadro em laboratório.
Tendo em vista que pV=nRT (p:pressão,V:volume,n:numero de mols,R:constante dos Gases e T:temperatura) e a carga em uma eletrolise a corrente constante é Q=it (Q:quantidade de energia,i:corrente e t:tempo) o numero total de elétrons pode ser dado por Ne=Q/e (Ne:numero total de elétrons,Q:quantidade de energia e e:carga do elétron) é possível obter a constante de Avogadro por Na=RTit/2pVe.
2 OBJETIVO
Determinar a constante de Avogadro através da eletrólise, utilizando artifícios matemáticos, como relações e gráficos, para comparar o valor encontrado com o verdadeiro.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 Aparelhagem e montagem
Foram utilizados dois fios de cobre (aproximadamente 2,5mm de diâmetro),