Determinação da constante de avogadro
Neste experimento será relatado o método para a determinação experimental de uma constante muito utilizada na física fundamental, conhecida de constante de Avogadro, ou número de Avogadro (simbolizado pó NA ou L), por meio da eletrólise salina. No decorrer do procedimento são apresentadas técnicas de como utilizar uma fonte de alimentação continua e o amperímetro, onde com a ajuda de cálculos matemáticos embasados em literaturas, possam ser explicadas possíveis dúvidas sobre a metodologia, dessa forma poderão também ser determinados os possíveis erros e justificá-los de forma coerente.
1. OBJETIVO
Este experimento tem como principal objetivo a determinação de uma constante muito utilizada e conhecida por físicos, que é a constante de Avogadro, uma vez que em muitas literaturas esta constante apareça apenas como sendo simplesmente um número determinado experimentalmente a partir de um padrão adotado.
2. INTRODUÇÃO
A constante de Avogadro especifica a quantidade de átomos em um mol de matéria. Algumas das mais importantes constantes da mecânica quântica relacionadas com o mundo microscópico, tal como a constante de Planck, são derivadas da constante de Avogadro. É por isto que ela é tida como uma constante física fundamental, tendo importância direta sobre vários campos da ciência e da tecnologia. Nenhum dos métodos de determinação da constante de Avogadro foi descoberto por esse cientista italiano. Em 1811, Avogadro enunciou sua famosa hipótese: "Volumes iguais de quaisquer gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, possuem o mesmo número de moléculas". Mas ele não tinha condições técnicas de determinar números de partículas e morreu sem conhecer o valor da constante que receberia o seu nome. Cannizarro, por voltas de 1860, utilizou as idéias de Avogadro para obter um conjunto de pesos atômicos, baseado no fato de que um volume de oxigênio era 16 vezes mais pesado do que o mesmo volume de