Que Contribui Ao Cada Carta
Nome: Nathalia Maia Martins
Fase: 1
Professor: Valdemar Lima
Que contribuição cada documento deixa para a Museologia?
Seminário Nacional da UNESCO, 1958. Rio de Janeiro. Sobre a função educativa dos museus. Na carta do Seminário Nacional da UNESCO, em 1958 há a questão do papel educativo dos museus, onde se coloca a importância da formação de profissionais para esta área. Aborta também a adoção de novas tecnologias que atraiam os estudantes.
Neste seminário, podemos concluir que a atenção vai de encontro com os pontos cruciais que ligam o museu e o museólogo à área educacional, contribuindo assim, para o desenvolvimento do espaço museal, criticando as etiquetas em excesso e sugerindo a formação de novos profissionais. Mesa Redonda de Santiago do Chile, 1972.
Este documento nos traz uma nova definição da ação cultural dos museus, colocando em ênfase o papel do museu para com a comunidade em geral, expondo que o museu deve servir de amostra para a sociedade, conferindo uma visão em torno de seu conjunto material e cultural. A partir daí, o museu assume um papel de instrumento social. Tendo essas ideias em mente, o documento toca no ponto em que o museu também vem a ser um centro de pesquisas antropológicas, além de ser um espaço de conscientização no meio rural e urbano, tratando do desenvolvimento técnico e universitário.
Social e culturalmente essa carta tem muitas mudanças a oferecer para a museologia, principalmente quando aborda as mudanças e as alterações nos conceitos museológicos, visando o entendimento do museu como um vetor de mudanças sociais a partir do momento em que a comunidade pode ter consciência de quem e do que realmente é feita, há um espaço para questionamento. Sendo assim, essa nova compreensão nos traz, sem dúvidas uma nova relação com o museu e seu espaço, onde ele deixa de ser apenas um lugar de conservação, para tornarse, além disso, um espelho da sociedade.
Declaração de Quebec, 1984. Canadá.
A