Resenha filme “Cartas para Deus"
Curso de Enfermagem
1º Semestre
Iza Evile Oliveira Silva e Letícia Oliveira do Nascimento
Gustavo Presídio
Resenha relacionando o filme “Cartas para Deus” com os textos trabalhados em sala de aula.
O filme “Cartas para Deus”, relata a historia de uma família que sofre por causa de Tyler, um garotinho de apenas 8 anos de idade que sofre de um câncer, o menino não se deixa abalar pela doença, pois sempre tem Deus consigo. A forma que Tyler encontra para fazer as suas orações é escrevendo diariamente cartas para Deus. O pequeno sempre incentiva que as pessoas que estão ao seu lado, quando estão passando por algum momento mais triste, escrevam as cartas para que Deus possa ajudar a “solucionar” os problemas, levando assim uma paz interior. Inicialmente o carteiro não sabe o que fazer ou para onde enviar todas aquelas cartas que o menino escrevia dia após dia. Um certo dia ele decide fazer uma série de escolhas que vão mudar sua vida e ajudar o garoto a mudar a vida daqueles ao seu redor.
“Os irmãos das crianças doentes também sentem o confronto do câncer, pois se sentem confusos, abandonados com medo de perder o irmão e acham-se culpados pela dor do irmão. Os pais devem ser orientados quando aos sentimentos dos outros filhos para evitar traumas psicológicos ao longo do tempo, valorizando-os como membro importante na família, deixar participar dos cuidados e das visitas a criança no hospital, continuando a vida normal” (CAMARGO, 2007)
Na cena que o irmão mais velho está conversando com a avó e diz que não aguenta mais a situação, que todo o dinheiro da casa é para o tratamento do irmão, que ele não poderia tirar a habilitação por falta de tempo da sua mãe que tinha a atenção toda voltada para o irmão doente, então a mãe chega e não quer saber do desabafo do filho, e manda ele fazer suas obrigações, com isso o filho que está doente escuta toda a conversa e sai correndo, todo confuso dos sentimentos do irmão por ele.