MARILENE
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5 2.1....................................................................................................................6
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho aborda a importância do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é um condutor de politica pública em favor da qualidade da educação, é também uma ferramenta para acompanhar as metas de condição das escolas em educação básica. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) órgão vinculado ao MEC, como forma de contribuir para a melhoria da educação noBrasil, servindo para adequar a características de cada escola e rede de ensino, e também estabelecer as projeções e metas a serem atingidas, sendo que, supostamente, com base nos índices, os alunos estejam aprendendo mais e desenvolvendo suas habilidades cognitivas, assim a educação do país e os sistemas escolares se desenvolvem com mais condição e equidade social, pois ele é apresentado como um parâmetro para que se melhore a condição de educação em nosso país. Visando conhecer a realidade escolar mais tocante ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), foi realizado duas entrevistas com gestores de escolas municipais de Teofilândia-Bahia. Tal entrevista possibilitou constatar que se tem consciência de que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um excelente instrumento de avaliação institucional que permite ver a escola como um espaço de muitas aprendizagens.
2 desenvolvimento A escola é um espaço educativo de muitas aprendizagens, entretanto, para que este espaço desenvolva bem o seu papel é preciso passar por constantes reflexões. É necessário avaliar a qualidade de ensino público e privado.
O IDEB (Índice de Desenvolvimento