quantificaçao da vitamina a
A quantificação da concentração de vitamina A e o retinol é feita por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), utilizando o método desenvolvido por o International Vitamin A Consultive Group e normalizado para a vitamina A. Este método tem alta reprodutibilidade, é muito preciso e específico é de escolha para a determinação desta vitamina pelo alta sensibilidade.A modalidade cromatografica conhecida como cromatografia líquida de fase reversa, que envolve o particionamento da amostra entre uma fase estacionária hidrofóbica (comumente cadeias C18 ligados covalentemente a partículas de sílica) e uma fase móvel mais polar. O tempo em que os compostos da amostra eluída depende da polaridade componentes polares eluir antes componentes menos polares. A detecção dos componentes separados é efectuada por espectrofotometria de HPLC (UV para uma gama de retinol e acetato de retinil). A quantificação dos componentes é conseguido comparando alturas de pico com as de padrões (padrão interno e analítica) .A adição de um padrão interno (o acetato de retinol trans) auxilia correcção para as perdas durante a extracção e análise.
Sistema cromatográfico.
O sistema de cromatografia líquida (modelo cromatógrafo líquido marca Hewllett-Packard 1050) é composta por várias unidades, cada um dos quais executa uma função específica: a) A bomba distribuidora de solvente, o qual aspira a fase móvel a partir do reservatório e envia por meio de um sistema de fluxo contínuo, b) em coluna de fase reversa (diâmetro 25 cm de comprimento x 4 mm interno), (C 18), tipo de Spherisorb OD2, com um tamanho de poro de 80 um, e um tamanho de partícula 5 um com uma coluna de guarda da mesma embalagem, c) faixa visível Detector UV, comprimento de onda programável, d) Integrador Automatico.
Manipulação da amostra.
A vitamina A e uma substância muito instáve que necessita de manuseio e segurança precauções especiais devem ser tomadas antes da