Dosagem de Vitamina C no Limão
Dosagem de Vitamina C no Limão
Dosagem de Vitamina C no Limão
Introdução
A vitamina C ou, simplesmente, ácido ascórbico (AA) é vitamina hidrossolúvel e termolábil. Os seres humanos e outros primatas, bem como o cobaio, são os únicos mamíferos incapazes de sintetizar o aminoácido. A dose recomendada para manutenção de nível de saturação da vitamina C no organismo é de cerca de 100mg por dia. Em situações diversas, tais como infecções, gravidez e amamentação, e em tabagistas, doses ainda mais elevadas são necessárias.
A Carência de Vitamina C o ser humano se torna vulnerável a uma doença chamada escorbuto que possui sintomas como inibição do crescimento, anorexia, hemorragias difusas na pele e nas articulações e fraturas ósseas. Uma unidade internacional de Vit. C corresponde a 50 mg de ácido L-ascórbico.
Podem ser utilizadas diferentes técnicas para determinação de Vitamina C em um alimento, dentre os principais estão o poder redutor do ácido L-ascórbico. Com isso é possível fazer diferentes métodos, os mais utilizados são titulação e espectrofotometria.
Objetivos
Nesta prática o objetivo é quantificar a quantidade de vitamina C no suco extraído de Limão Thaiti, por meio da titulação com iodato de potássio.
Princípio do Método
Para a realização dos procedimentos experimentais, a amostra utilizada foi suco de limão, onde o líquido foi obtido da própria fruta, a qual foi espremida.
Do suco obtido foi transferido 5mL a um Erlenmeyer de 250 mL, e a este adicionou-se 10mL de ácido sulfúrico a 20%, homogeneizou a solução. A esta foi adicionado 1mL de solução de iodeto de potássio a 10% e 1mL de amido a 1%.Ao final foi adicionado água destilada para completar o volume a 50mL.
A solução preparada foi submetida à titulação com iodato de potássio 0,01N até que a coloração azul apareça indicando o ponto de viragem da titulação e a complexação da vitamina C com o iodo.
Para as análises foi preciso preparar uma solução