ygyguhui
2902 palavras
12 páginas
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINAÂngelo Diego Packer
Jéssica Elias Antunes
Luana Rodrigues Modolon
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
Tubarão, 2014
Ângelo Diego Packer
Jéssica Elias Antunes
Luana Rodrigues Modolon
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM E SUA APLICAÇÃO
Relatório apresentado à disciplina de equações diferenciais do
Curso de engenharia química
Professora: Rosana Camilo da Rosa
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Tubarão, 2014
INTRODUÇÃO:
Equações diferenciais são muito utilizadas para descrever processos nos quais a mudança de uma medida ou dimensão é causada pelo próprio processo.
Historicamente, as primeiras equações diferenciais foram as relativas à aceleração igual ou desigual, que Galileo Galileii pode medir, ainda que com métodos geométricos. Isaac Newton e Gottfried Leibniz introduziram o cálculo diferencial e, este último, as equações diferenciais como as conhecemos hoje.
O presente trabalho irá mostrar um exemplo prático do dia-a-dia onde a utilização e importância das equações diferenciais poderá ser observada através do crescimento populacional das abelhas.
FUNDAMENTO TEÓRICO:
É interessante saber que as abelhas possuem a rara propriedade de enxergar a luz do sol (que é seu referencial mesmo nos dias nublados e encobertos, graças à sua sensibilidade à radiação ultravioleta emitida pelo sol). As abelhas utilizam o mesmo sistema de orientação ( sempre tendo o sol como referência) para guiar suas companheiras em relação às fontes de alimento recém-descobertas e se situarem para poderem retornar a colméia.
Uma colméia abriga cerca de 70 mil abelhas. Possui uma única rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias.
A rainha é a personagem central e mais importante da colméia. Afinal, é dela que depende a harmonia dos trabalhos da colônia, bem como a reprodução da espécie.
A rainha é quase duas vezes maior