qualquer
“A importação é o ingresso seguido de internalização de mercadoria estrangeira no território aduaneiro”. (comexbrasil,2014). Esse ingresso da mercadoria no território nacional requer várias etapas. Quando uma empresa decide importar algum produto, é preciso primeiramente se fazer uma análise no mer cado interno, com o objetivo de verificar se existe algum produto similar nacional que custe menos, pois além de ser mais caro o produto, esse processo de importação gera muitos gastos para a empresa devido aos vários tributos que o governo impõe na tentativa de proteger o mercado interno. É necessário se fazer a importação quando os produtos ou serviços são de alta tecnologia e requer vários anos de estudo, quando se torna mais barato importar do que produzir o produto, ou quando este mesmo não existe similar no mercado interno.. Para se realizar esse processo de importação, a empresa deve primeiramente fazer uma pesquisa em prováveis mercados fornecedores ao redor do mundo, com o intuito de verificar o que compensa mais.
Neste trabalho iremos apresentar um produto bastante importado pelo mundo, o vinho chileno. “Chile e Argentina juntos são responsáveis por 63,29% em volume de vinhos que entram no país. Só o Chile contribuiu com 43,08% nesta conta, restando 20,21% em volume para a Argentina” (GEROSA,2013). Muito desse número se deve á isenção de impostos no Mercosul, o que torna esses vinhos mais baratos.
O Brasil, vem crescendo muito nesse setor nos últimos anos, fabricando vinhos com uma ótima qualidade, capaz de competir com vinhos chilenos e também vinhos de outras nacionalidades.
Será apresentado no trabalho o perfil do Chile com informações sobre a cultura, população, industrialização,entre outras. Além disso foram escolhidas duas empresas fabricantes de vinho do mesmo tipo,uma chilena e outra brasileira. O objetivo do trabalho é de fazer uma comparação entre essas duas empresas e mercados e analisar se atualmente é mais vantajoso importar