Qualquer um
Diferente de um banco comercial que capta depósitos, e faz empréstimos para pessoas físicas, um banco de investimentos, como o famoso Goldman Sachs dos Estados Unidos, é voltado exclusivamente para a pessoa jurídica, em especial as grandes empresas que têm nessas instituições uma opção para conseguir recursos e desta forma, expandir suas atividades.
O nome “banco de investimentos” (também conhecido por banco de negócios) é traduzido do inglês “investment bank”. Essa definição surgiu nos Estados Unidos com a promulgação de uma lei, logo após a crise de 1929, que institui uma diferenciação entre os bancos comerciais ou varejistas e os de investimento, de modo a proteger os depósitos dos correntistas.
Em decorrência dessa separação a área de atuação de um banco de investimentos acaba sendo menor em quantidade de clientes com muitos recursos emprestados. Em outras palavras o risco fica concentrado em poucos e numa crise isso pode ser fatal, como foi com o Lehman Brothers nos Estados Unidos durante a crise global de 2008.
Outro fator que impacta, é que o financiamento concedido pelos bancos depende muito do mercado bancário(empréstimos entre bancos). Já os varejistas podem converter em créditos os depósitos de particulares e emprestá-los a outros para lucrar com os juros.
O principal objetivo de um banco de investimento é prover o mercado de recursos de médio a longo prazo, de modo a abastecer o capital de giro e investimento das empresas. O prazo das operações de financiamento deve ser do no mínimo 1 ano.
As demais atividades envolvem a assessoria e financiamento a operações de fusão, aquisição e reestruturação de empresas. Podem administrar fundos de investimento, auxiliar na abertura de capital de empresas (lançar ações em Bolsa de Valores) e no lançamento de debêntures das empresas (títulosrepresentativos de dívida).
Podem também criar uma gama diversificada de produtos de investimento para seus clientes ou voltados para