qualquer um
Jammes da Silva Oliveira
A crise de 2008 nos Estados Unidos no Setor Bancário
São Paulo
2013
Jammes da Silva Oliveira
RA:2210201952
Jammesoliver@hotmail.com
A crise de 2008 nos Estados Unidos no Setor Bancário
Projeto apresentado como exigência para a obtenção da disciplina de TCC II de Bacharel em Administração, da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, sob a orientação do Prof.
São Paulo
2013
Resumo
A presente monografia destaca as fraudes cometidas pelos executivos financeiros que levaram suas empresas e bancos a falência na crise de 2008, crise causada no setor imobiliário, com altas ofertas de crédito oferecidas pelos bancos. Para tal, serão utilizadas teorias econômicas que visam explicar o modelo capitalista de desenvolvimento observando aspectos característicos da crise do subprime.
Palavras – chaves: Crise de 2008. Executivos. Subprime. Fraude. Setor imobiliário. Instituições Financeiras.
Sumario
1. Introdução
O presente projeto pretende identificar os fatores que culminaram com a crise do setor imobiliário conhecida mais como a Crise do Subprime que aconteceu entre 2006 e 2008, nos USA, a partir da quebra de algumas instituições de crédito que concederam empréstimos com garantias hipotecárias de alto risco, lastreadas em empréstimos concedidos anteriormente cujos imóveis foram supervalorizados pela crise de oferta então existente no mercado americano que acabou até então se tornando publico para a mídia, devido ao excesso de imóveis (hipotecas) comprado pela população norte americana, que afetou todo o sistema financeiro do país desencadeando uma crise sistêmica, ocasionando falências de muitas financiadoras que concederam empréstimo de alto risco para indivíduos que não possuía renda comprovada e desempregados. (FERGUNSON