Qualquer coisa
1.1 O que é Private Equity (PE)?
Private Equity se refere a investimentos em ações de empresas não listadas em mercados públicos de valores. Possuem riscos e retornos mais elevados que os tradicionais devido a assimetria informacional e sua natureza caracterizada por baixa liquidez e retornos de longo prazo.
Esse risco é minimizado quando organizações gestoras (conhecimento, gestores com larga experiência) buscam concentrar informações sobre essas empresas de capital fechado para identificar ativos cujo valor ainda não é apreçado pelo mercado e ganhar dinheiro com essas empresas.
Venture Capital (VC) é um tipo de Investimento de PE.
VC seria um investimento na parte inicial da empresa, exemplo: empresas de Garagem do Vale do Silício!
Essa variação existiu devido o desenvolvimento da indústria de PE nos EUA, pois durante seu desenvolvimento não havia diferença. VC ficou estabelecido como uma “marca” para investimentos em empresas no estágio inicial e, da mesma forma, PE para empresas em estágios mais avançados.
1.2 Antecedentes Históricos
Marco Histórico: Investimento de PE/VC no projeto inovador de Colombo em 1492. Os reis Católicos da Espanha providenciaram para a viagem: capital, gestão, assistência na seleção da tribulação e divisão dos resultados com a equipe da expedição.
Anson (2006) sugere que a estrutura e base para PE/VC modernos surgiram junto com a revolução industrial.
1.2.1 Os EUA e a Ascensão da Indústria de PE/VC
No final do século XIX, os escritórios que administravam o capital de famílias ricas realizaram investimentos diretos em ações de novas empresas.
Na década de 30, os investimentos de PE/VC diminuíram devido o sistema implementado pelo governo Roosevelt para reestruturar os EUA a saírem da crise de 29.
Em 1934, Karl Comptons propôs o programa “coloque a ciência para funcionar” e junto com oito pesquisadores descobriram que havia capital para ser investido