arquivologia
TRABALHO FINAL DE
FUNDAMENTOS ARQUIVÍSTICOS I
Perguntas:
1. Compare as definições de arquivo de Duchein e Schellenberg, apontando onde elas se diferem e se aproximam nos tempos atuais de predominâncias das Tecnologias da Informação.
2. A partir dos textos lidos diga qual o objeto da ciência arquivística.
3. Explique qual a importância da organicidade para os arquivos
4. O princípio de “Respeito aos Fundos” está hoje consagrado, em todo o mundo, como básico para o tratamento de fundos documentais em arquivos permanentes. Comente a afirmação e justifique a importância desse princípio ontem e hoje.
5. Identifique e comente os problemas existentes na noção de fundo.
Respostas:
1) Duchein define arquivo como: "o conjunto de documentos de qualquer natureza reunidos orgânica e automaticamente por um corpo administrativo, uma pessoa física ou jurídica, em razão de suas funções ou de sua atividade". Enfatiza que a existência do arquivo só se justifica na medida em que ele pertence a um conjunto. Mostra que os arquivos são conservados a título de referência. Aponta que o documento de arquivo jamais é concebido, de início, como um elemento isolado. Possui, sempre, caráter utilitário, o qual só será aparente se for conservado em seu lugar dentro do conjunto de documentos que o acompanham. Duchein define os arquivos como um produto natural da atividade do organismo que os gerou. Já o Schellenberg define o arquivo como: “Os documentos de qualquer instituição pública ou privada que hajam sido considerados de valor, merecendo preservação permanente para fins de referência e de pesquisa que hajam sido depositados ou selecionados para depósito, num arquivo de custódia permanente.”. Para ser considerado arquivo os documentos devem ter sido acumulados ou produzidos por um determinado objetivo e ter valor para outros fins diferente de que eles foram produzidos ou acumulados. Atualmente a definição