QUALIDADES DO AR
MEDIDAS AS SEREM ADOTADAS
PARA DIMINUIR
A POLUIÇÃO DO AR
INTRODUÇÃO
A poluição do ar é um problema antigo e está intimamente relacionada ao progresso da civilização. Da atividade extrativista simples, em que os nossos ancestrais apenas retiravam produtos para a sua sobrevivência através de caça e da colheita daquilo que já previamente existia na natureza, o ser humano passou para uma atividade produtiva, em que a agricultura, a pecuária e a incipiente atividade artesanal para utensílios simples procuravam modificar as condições naturais para propiciar uma sobrevivência mais confortável.
A poluição do meio ambiente (incluindo a poluição do ar) começou a existir a partir daí e logo passou a galgar escala cada vez mais alarmante. Considerada como parte necessária no progresso da civilização, a poluição do ar foi paulatinamente se tornando um problema para a saúde pública ao longo da História, até culminar na Revolução Industrial.
Entre os elementos indispensáveis à vida, o ar é um dos principais. Mesmo com enorme relevância para os seres vivos, o ar tem sofrido drásticos impactos provenientes da ação antrópica. As atividades humanas provocam a poluição do ar, que pode refletir em enormes danos para a natureza e para o próprio homem.
Nos últimos anos, o que mais se destaca nos meios de comunicação são notícias relacionadas ao clima, tais como: a poluição do ar que é gerada pela queima de combustíveis fósseis, emissão de gases industriais, queimadas, entre outros.
Isso tem provocado aumento das temperaturas globais, efeito estufa, elevação dos níveis dos oceanos, entre outros que estão relacionados. Diante da situação, é preciso que a sociedade atual tome atitudes rigorosas em relação à poluição do ar.
AS CIDADES MAIS POLUÍDAS
O alarme máximo na Londres pintada por Monet aconteceu em 5 de dezembro de 1952, quando uma frente estacionária provocou uma inversão térmica no vale do rio Tâmisa. A velocidade do