Qualidade do Ar
LATICÍNIOS
Curvelo
2013
Introdução
A indústria de laticínios ocupa lugar de destaque em nível mundial por ser geradora de produto básico para a nutrição e saúde humana, este setor de fundamental importância para o desenvolvimento econômico.
A indústrias de laticínio representam um setor agroindustrial de elevado potencial gerador de resíduos.
Os efluentes dessas industrias são principalmente os gerados a partir da lavagem de equipamentos, pisos e o esgoto sanitário gerado. Vale destacar que há de emissão de metano por parte das vacas, que neste caso será as responsáveis por toda a produção, e esse gás contribui em grandes escala para o efeito estufa.
A fim de minimizar aos impactos negativos gerados pelo lançamento de efluentes não tratados estão sendo criadas atualmente ETE’S (estações de tratamento de esgoto), a fim de minimizar os impactos vindouros dessas e de inúmeras outras empresas e/ou efluentes domésticos.
Histórico do Poluente
Dentre os principais poluentes gasosos emitidos direto ou indiretamente para a atmosfera por essa indústria podem ser destacados os de fermentação anaeróbicas que dá origem ao CO2 e ao CH4 .
O metano é um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos.
Cerca de 60% da emissão de metano no mundo é proveniente de ações antrópicas, vindo principalmente da agricultura. Durante os últimos 200 anos, a concentração deste gás na atmosfera aumentou de 0,8 para 1,7 ppm. O metano era originariamente chamado gás dos pântanos e é o principal constituinte do biogás, pois pode ser produzido pela digestão anaeróbica de matéria orgânica, como lixo e esgotos.
Principais Emissões Atmosféricas
Entre as emissões atmosféricas provenientes da indústria de laticínio podemos citar, a queima de combustível utilizado no transporte do