Qualidade
Barueri/SP 2012
Ìndice
. Histórico da qualidade
. Antiguidade
. Inspeção
. Controle Estatístico da Qualidade
. Garantia da Qualidade
. Gestão da Qualidade.
. Observação
. Conclusão
HISTÓRICO DA QUALIDADE
Para melhor identificar a evolução da Qualidade, seguindo diversos autores, o histórico foi desdobrado em cinco fases. 1 – Antigüidade
Desde os primórdios da civilização há registros da utilização dos conceitos da Qualidade, quando o homem procurou o que fosse melhor ou o que mais se adequasse a suas necessidades. Pode-se olhar a construção das pirâmides, a arquitetura de diversos povos antigos, o desenvolvimento de fórmulas matemáticas e outros que marcaram a história. Este período histórico "pode ser caracterizado pela alta qualidade e padrões para artes em geral e a arquitetura de extrema precisão na Grécia; em Roma, igualmente destacam-se os modelos arquitetônicos, a notável qualidade em construções de alvenaria e a engenharia de estruturas." (Paladini, 1995: 32).
2 – Inspeção
Marcada primeiramente na Idade Média pelos artesãos e artífices que eram responsáveis pela fabricação de seus produtos com qualidade. Naquela época são definidos "padrões rudimentares da qualidade para bens e serviços e níveis básicos de desempenho da mão-de-obra, tendo sido determinadas as condições gerais para o trabalho humano." (Paladini, 1995: 33).
Já no início deste século, Taylor, através da Administração Científica, deu ênfase à conformidade em todos os produtos. Com a industrialização e a produção em massa, foram desenvolvidos sistemas baseados em inspeções, onde um ou mais atributos eram examinados, medidos ou testados. Surge a figura do inspetor ou supervisor da qualidade, que no final do processo fazia a inspeção e o controle separando os ‘bons’ dos ‘maus’ produtos. (Barçante, 1998).
A