Projeto seminário
Tema: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: A PRÁTICA DO PROFESSOR DIANTE DAS VARIEDADES CULTA E POPULAR DOS SEUS EDUCANDOS.
INTRODUÇÃO
A discussão deste trabalho está direcionada à diversidade linguística que o profissional da educação encontra em sua realidade cotidiana.O tema escolhido teve como questionamento principal o papel do professor diante dos diversos falares de seus educandos, falares esses que geralmente se divergem da norma culta. O objetivo geral deste estudo que ora iniciamos é mostrar a importância e necessidade de o professor compreender o significado da variação linguística, suas implicações no ensino-aprendizagem e as responsabilidades deste profissional com relação a esta diversidade, na sala de aula.
RESULTADO DA DISCURSÃO
A diversidade linguística está interligada ao meio cultural e social de cada indivíduo. Ora detecta-se essa diversidade como um fator localizado geograficamente, que parte de um mesmo sistema linguístico, dependendo da localização geográfica; ora como um fator social que também parte de um mesmo sistema linguístico, porém sofre alterações, dependendo da situação social. Essa dualidade de fatores que originam a diversidade linguística caracteriza os diversos falares que constituem as salas de aulas. O resultado da discussão desse questionamento se desencadeia no ensino da língua, segundo os PCNs, em fornecer ao aluno possibilidades de escolhas para a utilização da língua e fazer com que aluno-professor reflitam acerca das diferentes situações comunicativas para a utilização das diferentes modalidades de linguagem.
METODOLOGIA
O tema “Diversidade linguística: a prática do professor diante das variedades culta e popular dos seus educandos” está sendo estudado com base nas pesquisas bibliográficas dos seguintes materiais: i) textos impressos na área específica de estudo (livros, artigos científicos); ii) textos digitalizados em meios eletrônicos; iii) pesquisa de campo na escola Maria