Biorreatores
Nomenclatura
Ácido carboxílico, é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila ligado a um grupo hidroxila, - OH. O nome oficial (IUPAC) de um ácido carboxílico segue o esquema:
(ácido)+ prefixo + infixo+ oico
Embora o sufixo oico já seja uma indicação do grupo funcional ácido carboxílico, é usual mencionarmos a palavra ácido antes do nome do composto.
Como o carbono do grupo carboxila já possui 3 ligações preenchidas, faltando apenas uma ligação para completar 4, esse grupo se encontrá sempre na (s) extremidade (s) da cadeia carbônica, não sendo desse modo, necessário numerá-la para indicar sua localização.
Propriedades
Forças de interação molecular
Por apresentarem o grupo carboxila, esses compostos são muito polares e podem fazer o dobro de ligações de hidrogênio que as moléculas de alcoóis.
Pontos de fusão e ebulição
Podemos generalizar que os ácidos carboxílicos apresentam pontos de fusão e ebulição mais altos que os dos alcoóis de valor de massa “molar próximos”.
Densidade
Os ácidos mais simples, como o metanoico e o etanoico, são mais densos que a água.
Principais reações e aplicação
Cloreto de Acila
Cloretos de acila são frequentemente preparados por reação de um ácido carboxílico com cloreto de tionila.
R-COOH + SOCl2 → R-COCl + SO2 + HCl
Cloretos de acila podem também ser preparados usando certos reagentes cloretos de fósforo, tais como o tricloreto de fósforo ou pentacloreto de fósforo:
R-COOH + PCl5 → R-COCl + POCl3 + HCl
Aplicação
Os compostos que apresentam maior diversidade de uso são os ácidos metanóico e etanóico.
O ácido metanóico ou fórmico é um líquido incolor, cáustico, de cheiro forte e irritante que inicialmente era obtido por meio de destilação de formigas vermelhas (de que se originou o nome “fórmico”).
Atualmente o ácido metanóico é obtido a partir da reação de monóxido de carbono e soda cáustica, cujo produto, o metanoato de sódio, é posteriormente reagir com ácido sulfúrico.É usado no tingimento de tecidos