Qualidade total
Gerenciamento de Projeto e Organização – Disciplina 1
Atividade 04: O PMI e suas contribuições para o Gerenciamento de Projetos
O Project Management Institute (PMI) é a principal associação mundial sem fins lucrativos na área de Gerenciamento de Projetos. Estabelecido em 1969 e sediado nos EUA, possui atualmente mais de 500.000 associados em 185 países.
O PMI, durante os anos 80, foi o responsável pela publicação do primeiro modelo padrão de Gerenciamento de Projetos: o PMQ Special Report on Ethics Standards and Accreditation. Durante este período, cresceram rapidamente as publicações do PMI sobre produtos e serviços. O primeiro livro do PMI foi co-publicado e nasceu a PMNetwork, revista mensal do PMI.
Na década de 90, o número de associados cresceu bastante e o PMI também marcou presença na Internet, além de publicar o "A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide)", um guia que engloba todas as áreas do conhecimento que regem as regras do gerenciamento de projetos.
Ao longo dos anos o PMI tornou-se a principal associação profissional em Gerenciamento de Projetos. O PMI oferece uma ampla relação de produtos e serviços para os associados e interessados em Gerenciamento de Projetos.
Atualmente, o PMI assume uma posição de liderança no desenvolvimento de padrões para o exercício do Gerenciamento de Projetos em todo o mundo. O principal documento padrão do PMI, "A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide)", é uma referência mundialmente reconhecida para o Gerenciamento de Projetos. O PMI compromete-se com a melhoria contínua do PMBOK Guide, além de desenvolver novos documentos padrão para a área.
Para disseminar o exercício do Gerenciamento de Projetos, o PMI trabalha no sentido de desenvolver e manter um programa de certificação profissional, a fim de promover o crescimento da profissão de Gerenciamento de Projetos. A certificação mais reconhecida para indivíduos envolvidos no tema é a