qualidade total
Cabe ao departamento de controle de qualidade:
- Treinar os funcionários da produção em como controlar a própria qualidade;
- Controlar auditorias de qualidade nos diversos setores da produção e nos fornecedores;
- Dar consultoria aos funcionários da produção no tocante aos problemas de qualidade que estão enfrentando;
- Supervisionar os testes finais de produtos acabados, e auxiliar a difusão e implementação dos conceitos de controle de qualidade na empresa como todo.
Atividades exercidas pelo departamento de qualidade.
- Controle dos processos: como o próprio nome já diz é feito o controle de todas as fases da produção.
- Visibilidade da qualidade: são estabelecidos os padrões de qualidade, e é exposta a situação da produção em relação a estes padrões através de quadros e cartazes expostos por toda fabrica .
- Disciplina da qualidade: ou seja o enquadramento das atitudes de todos em relação ás metas de qualidade para que aja um aprimoramento continuo da qualidade.
- Paralisação das linhas: quando é feito isso é deixado em segundo plano a prioridade da produção (ou quantidade produzida) , a prioridade total passa a ser para a qualidade as linhas devem reduzir sua velocidade ou até mesmo parar caso a qualidade não esteja satisfatória para que os problemas sejam resolvidos.
- Correção dos próprios erros: não devem existir linhas especiais de retrabalho para peças defeituosas, isso acaba contribuindo para a complacência a aceitação de erros.
- Inspeção 100%: é muito importante que todas as peças sejam inspecionadas para que aja um aprimoramento continuo da qualidade.
- Lotes pequenos: a fabricação em lotes pequenos permite que as peças cheguem mais rapidamente ao posto de trabalho posterior, no qual eventuais problemas de qualidade serão prontamente identificados.
- Organização e limpeza da fábrica: manter a limpeza é muito importante até mesmo para obtenção da qualidade.
- Excesso de capacidade: contribui para viabilizar o