Qualidade total
ORIGEM DE QUALIDADE TOTAL
As primeiras noções de qualidade surgem ainda durante o feudalismo, no processo de troca das mercadorias entre os pares, que ao realizarem o escambo já se preocupavam com a qualidade do produto que utilizavam, agregando a eles graus diferentes de valores. Esse momento da história é identificado por longo (1996, p. 6) como; “era da inspeção”.
O conceito da gestão da qualidade total (cqt) teve suas origens no Japão e depois se espalhou para os outros continentes e surgiu a parti de nomes como os dos gurus, derming, juran, crosby e feigenbaun. Cada guru seguiu uma filosofia e, uma serie de princípios.
O QUE É QUALIDADE TOTAL?
A gestão da qualidade total (em língua inglesa "total quality management" ou simplesmente "tqm") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
OBJETIVO
É a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.
ONDE É UTILIZADA?
Século xx
No século xx, os fatos relevantes na gestão de qualidade foram:
1900 Fordismo (Taylor e fayol);
1930 controles estáticos;
1940 segunda guerra mundial;
1950 o pós-guerra no Japão (deming, juran);
1960 o sistemismo (Ludwig Von bertalanffy);
1970 a consolidação da teoria de sistema;
1980 descobertas do fator humano (Maslow);
1990 a teoria de qualidade como integrador; tem sido amplamente utilizada, na atualidade, por organizações públicas e privadas, de qualquer porte, em materiais, produtos, processos ou serviços. a conscientização e a busca da qualidade e do reconhecimento da sua importância tornou a certificação dos sistemas de gerenciamento da qualidade indispensável uma vez que:
Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes;
Aumenta a